sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Boas Festas: E que venha 2012, com muitas NOVIDADES!!!


Há certos momentos da vida que precisam ser lembrados e vividos em sua máxima intensidade. E é no período de natal que todas as emoções e coisas vividas o ano todo, nos fazem refletir sobre sua verdadeira importância em nossos corações: a importância da família, o sucesso profissional, aquela dieta de Cutting bem feita, o seu treino bem periodizado e o seu descanso fenomenal. Acredite sempre em você, estabeleça metas na sua vida, chame a responsabilidade de seus pensamentos e idéias, e diga para si mesmo: SIM, EU POSSO!

 É com esta mensagem que a Integralmédica e o Professor Célio Ramos e Equipe. Lhes deseja um Feliz Natal e um Ano Novo com muitas possibilidades. 2012 vem ai e continuaremos com novidades para você.

Treine Forte, seu Corpo e sua Mente!!!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Teorias da Hipertrofia: Vias de Sinalização.

 Por Célio Ramos e Marx Dornelas

Vem se falado muito sobre quais os mecanismos que levam a hipertrofia muscular, quais os mecanismos que podem ser utilizados para aumentar os ganhos e diminuir o catabolismo muscular.
 Como estamos sempre em mudança, aqui vai umas dessas teorias:

 Uma delas é a regeneração do músculo depois de uma seção de treinamento pelas células satélites, que tem o papel de regeneração e indução da hipertrofia por meio da ativação e proliferação no músculo, aumentando o numero de miofibrilas musculares pela diferenciação celular, um dos hormônios que ajuda na proliferação das células satélites é a testosterona, um dos hormônios mais anabólicos, e mais atuantes na hipertrofia, mesmo que você esteja dando o seu Maximo na academia e seus ganhos não estejam sendo satisfatórios, pode ser uma baixa nos seus níveis de testosterona, diminuindo assim a sua capacidade de ganhar músculos e queima de gordura (lipólise). (Baseado em Foschini, Ramalho e Bicas,2008)
12 horas apos o exercicio.

 Mtor (miostatina), também tem suas valências de “aumento de massa muscular”. O Mtor é responsável pela redução ou o aumento da diferenciação celular. Quando a o aumento de insulina intracelular, ela estimula a P3k, que por sua vez estimula a Akt, que estimula a liberação do Mtor. Se tivéssemos uma deficiência na regulação do Mtor, cresceríamos exageradamente e indefinidamente, com a regulação do Mtor a uma “estagnação” do crescimento quando atingimos um patamar de hipertrofia muito grande. ( Baseado em, Leal, Santos e Aoki, 2008).
Deficiencia de Miostatina (Mtor).


 Foxo, estimulada dentro da celular no processo de degradação da insulina pela ativação do Akt. Antes de a Akt estimular o Mtor ela fica fosforilada, apresentando P um fosfato, perdendo esse fosfato, para que ele faça a ligação com a Foxo. Se a Foxo for fosforilada teremos maior síntese protéica e menor degradação. Mas se a foxo estiver desfosforilada      (perdeu um P fosfato), ela se liga a uma outra substancia chamada Atrogina que aumenta a degradação de proteína resultando no CATABOLISMO. ( Baseado em, Carvalheira, Zecchin e Saad, 2004).


A diferentes idéias que como e quais são os mais importantes e melhores mecanismos fisiológicos que nos ajudem no processo de hipertrofia, nos ajudam a entender o nosso corpo e como podermos maximizar os nossos ganhos. Com a ciência sempre nos ajudando, desenvolvendo novos suplementos e alimentos mais ricos, em função desses estudos. Leia e se Informe, mas nunca esqueça de ter um treino bem estabelecido, metas avaliadas, nutrição checada e horas de sono dedicadas.

 Abraça a barra e Treina!      

Desempenho nos Treinos de Musculação.


Por Célio Ramos

 Atualmente tenho recebido diversos contatos, que trata de como aumentar o desempenho esportivo durante os treinos? São inundadas inúmeras indagações e conseqüentemente recaem outras perguntas como: Quais suplementos ou Qual melhor combinação para tal? Devo fazer isso ou aquilo??
Inicialmente a resposta deste tipo de questionamento está na complexidade por variar da individualidade de cada pessoa, devido às diversas modificáveis que incorporam o treinamento com pesos, tais como: Horários de treinos, Dieta, Intensidade e Volume de trabalho, Periodização, Nível de Condicionamento, Objetivo. Além de aspectos extra-conceitos, como condições financeiras e fatores psicológicos (Persistência e Determinação!).

 Seguramente, temos diversas aplicações quanto a este tipo de procedimento. Mas, existe uma necessidade de entendimento mais aprofundado para que se possa ofertar a conduta ideal.
Clarifico que a glicose armazenada como glicogênio e os ácidos graxos armazenados como triglicerídeos são fontes de energia quantitativamente importantes durante o esforço despendido (Bisiek, Alves e Guerra, 2005). Sinergicamente o fígado aumenta muito sua liberação de glicose a ser usada pelo músculo ativo quando o exercício progride de baixa para alta intensidade (Kjaer et al. 1986; Wolf et al. 1988). Simultaneamente, o glicogênio armazenado nos músculos funciona como fonte glicídica predominante durante os primeiros estágios do exercício e quando sua intensidade aumenta (Hargreaves, 1997; Romijin, 1993). Os carboidratos são a principal fonte de demanda energética, seja nas atividades aeróbicas, por suprirem rapidamente o ATP durante o processo oxidativo e o único fornecedor de ATP nas atividades anaeróbicas.
Neste sentido, principalmente ao decorrer dos treinos, várias alternativas são postuladas, desde as aplicações simples a até as complexas, que envolvem diretamente a suplementação. Assim, clarifico que o intuito principal desta conduta para com o treinamento está em (Peres, 2008):
  • Reduzir o catabolismo induzido pelo exercício (maior liberação insulínica e maior síntese do glicogênio);
  • Garantir maior disponibilidade de aminoácidos para os músculos;
  • Prevenir a hipoglicemia e os sintomas a ela relacionados;
  • Fornecer energia para o trabalho muscular, mantendo ou até mesmo aumento os níveis de disposição aos exercícios;
  • Evitar o estado de fome e desconforto gastrointestinal;
  • Proporcionar um correto aporte hídrico, garantindo que o finalizem os exercícios sem desidratação.

 Baseado nestas condutas sabe-se que a suplementação esportiva deu um salto em nosso cotidiano e no que aguardamos de futuro, principalmente pelos benefícios ofertados na promoção de uma boa saúde e prevenção de doenças e ainda corroborados pelos inúmeros artigos científicos postulados a respeito destes produtos. Logicamente, diversas formatações existem de aplicação na utilização dos suplementos durantes os treinos de musculação, principalmente na metodologia aplicada pelo profissional capacitado.
Deparo aos interessados em melhorar seu desempenho durante os treinos, o recém chegado no mercado brasileiro que trás novo conceito de estabelecer melhor resposta anabólica, rápida construção muscular, mantendo a uma recarga de glicogênio e força. O suplemento esportivo “IN TRAIN” lançado pela renomada empresa Integralmédica de sua linha DARKNESS, este que segue minha aprovação e indicação não apenas por preceitos básicos que os atuais suplementos dispõem por sua tecnologia inovadora. Mas, por conseguir em apenas único produto, aliar o conceito e aspectos extra-conceitos como valor financeiro interelacionados por aplicação e resultado.

 O In Train é estabelecido com whey protein de excepcional valor biológico para garantir estes aminoácidos de máxima qualidade, misturado com carboidratos de baixo índice glicêmico e alta osmolaridade como waximaize e palatinose, o que garante maior hidratação muscular e otimizar a recuperação da força com mais rapidez, contendo aminoácidos precisos e maior abundância nos músculos com maior absorção de nutrientes.

 Sua formulação é composta de Maltodextrina, Proteína Isolada do Soro de Leite, Proteína Hidrolisada do Soro de Leite, Palatinose (Dissacarídeo, não-cariogênica, absorção em time-release), Dextrose, Frutose, Waximaize (rápida absorção dos nutrientes e esvaziamento gástrico mais rápido) Cálcio Quelato Arginina, Magnésio Quelato Creatina, Proteína Hidrolisada de Trigo, Cálcio Quelato Alanina, Ribose, Mix de Vitaminas (B1, B3, B5, B6e Ácido Fólico), Ácido Cítrico (acidulante) e Citrato de Sódio (regulador de acidez). Além de sabor aromatizado e frutas vermelhas e limão, ou seja, uma ótima opção ao paladar.


 
 No caso da pratica esportiva, a minha sugestão neste produto não faz no simples fato de uma tendência profissional, e sim por visualizar nutrientes de forma integrada em um único produto e principalmente no fato do hemisfério de sua aplicabilidade no desempenho dos treinos, e na dimensão que o organismo de qualquer praticante apresenta em seu quadro fisiológico de “Estresse Oxidativo” que está relacionado com o desequilíbrio ocorrido no organismo a favor da formação de EROs - entre eles os radicais superóxido (O2) e Hidroxil (OH) e o peróxido de hidrogênio (H2O2), em detrimento das defesas antioxidantes disponíveis, trazendo ações estás deletérias por minimizar os benefícios e sim acumular incidências de lesões e incômodos aos praticantes (Jenkins, 1993; Bloomer et al. 2005).

 Vale ressaltar que os EROs tem sido considerados as maiores responsáveis pelos danos causados pelo exercícios físicos intensos, aumentando os processo inflamatórios e lesões articulares e musculares decorrentes dos treinos extenuantes.

 Acredito que tenha oportunizado aos diversos contatos e podido esclarecer de maneira conveniente os diversos anseios e questionamentos abordados e otimizar os resultados de maneira sólida e continua... Lembre-se bateu dúvida busque informações com profissionais habilitados.

Agora, fecha a cara e TREINA!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Métodos e Técnicas Avançadas de Treinamento: FST-7


 Por Célio Ramos

Há algum tempo tenho sido procurado por diversos praticantes, profissionais e aficionados da
musculação com o objetivo de esclarecer dúvidas correspondentes aos métodos e técnicas aplicadas nas sessões de treinos de musculação.
 Sabe-se que a organização e sistematização destas sessões foram uniformizadas pelos irmãos Weiders, contribuindo para diversos culturistas se beneficiarem do processo na melhoria e mudanças nas suas estruturas corporais. Continuadamente, postaremos uma antologia das mais conhecidas e contemporâneas técnicas na tentativa de dar suporte para que vocês consigam otimizar resultados sólidos no cotidiano de seus treinos.

 Oportunamente o Mr. Olympia 2009 apresentou a retomada do trono do pelo Fabuloso Jay Cutler reavendo o título perdido no ano anterior feito este nunca ocorrido em edições passadas, com uma forma excepcional em densidade e volume muscular, além de surpreender com uma definição nunca vista trazendo quadríceps com tantos detalhes que pareciam feitos à mão. Esta mudança ocorreu quando ao iniciar o ano foi anunciado que Jay tenha firmado acordo com novo treinador Hany Hanbond conhecido como “Procreator” treinador de diversos campeões como Colemann, Phil Heath, Mark Alvisi, onde criou e aplica o Método FST-7 (Fascia Stretch Training-Seven) para fase de CRESCIMENTO MUSCULAR (Hipertrofia!!)

 O FST-7 têm como diretriz básica “inchar” o músculo ao máximo, com a finalidade de estender a fáscia ao extremo. Salienta-se que mesmo sendo de extrema importância, o pump (inchaço) não é o único estimulo para hipertrofia. A premissa deste método de treinamento é direcionar a maior quantidade possível de sangue para o músculo treinado. Vários músculos se inserem em posições estratégicas nos ossos, de modo a aumentar a vantagem mecânica daquela articulação.  É um princípio de treinamento onde, no último exercício de cada grupo muscular, é realizado 7 séries em um exercício específico, com intervalo muito curto, entre 30 e 45 segundos. É importante manter-se hidratado, bebendo água neste curto intervalo, para que o alongamento da fascia muscular seja ainda maior.
26 horas antes das finais do Mr. Olympia 2009.
26 horas antes das finais do Mr. Olympia 2009.

 O objetivo é trazer o máximo vitaminas, minerais, aminoácidos e oxigênio para os músculos, e também esticar a fascia, para ajudar a encorajar o crescimento muscular máximo. A fáscia é o fator limitante para alcançar o crescimento muscular, porque o músculo só vai crescer mais se houver espaço. Este sistema de treino é focado em esticar a fascia e permitir mais espaço, em vez de limitar o crescimento muscular.
Baseado neste princípio, apresentarei a proposta indicada pelo próprio Hany Rambod, seguindo as seguintes rotinas:

Dia 1:  Bíceps e Tríceps, Panturrilhas
Dia 2:  Pernas
Dia 3:  OFF
Dia 4:  Peitoral e Tríceps
Dia 5:  Costas e Panturrilhas
Dia 6:  Ombros e Bíceps
Dia 7:  OFF

QUADRÍCEPS
Extensão Perna na Cadeira: 3-4 x 8-15
Agachamento com Barra: 4 x 8-12
Agachamento Hack ou Leg Press: 3 x 8-15
Extensão Perna ou Leg Press: FST-7 x 8-15

PEITORAL
Supino Inclinado com Halteres: 3-4 x 8-12
Crucifixo Inclinado: 3 x 8-12
Supino Plano maquina Hammer ou Supino Plano c/halteres: 3 x 8-12
Máquina Voador ou Cabos Cruzados: FST-7 x 8-12

OMBROS
Desenvolvimento com halteres sentado: 4 x 8-12
Elevação Lateral c/halteres ou frontal barra: 3 x 8-12
Elevação Lateral: 3 x 8-12
Elevação Lateral Máquina: FST-7 x 8-12

BÍCEPS
Rosca Alternada: 3-4 x 8-12
Rosca Scott Maquina:3 x 8-12
Rosca Direta barra EZ: FST-7 x 8-12

TRÍCEPS
Supino Fechado: 3-4 x 8-12
Mergulhos com carga ou maquina: 3 x 8-12
Triceps Polia Pegada inversa [Para iniciantes e intermediarios]: FST-7 x 8-12
ou Triceps Testa: FST-7 x 8-12


COSTAS
Barra Fixa pegada neutra: 3 x falha
Polia Costas pegada aberta: 3 x 8-12
Remada Curvada: 3 x 8-12
Remada Maquina: 3 x 8-12
Pullover na Maquina ou Cabos: FST- 7 x 8-15

POSTERIOR DE COXA
Mesa Flexora: 3-4 x 10-15
Meio Levantamento Terra: 3-4 x 10-12
Flexora Vertical Unilateral: 3-4 x 10-15
Cadeira Flexora Sentado: FST-7 x 10-15

TRAPÉZIO
Encolhimento Ombros Halteres: 3-4 x 8-12
Encolhimento Ombros Maquina: FST- 7 x 8-12

DELTÓIDE POSTERIOR
Elevação Posterior Curvado: 3-4 x 12-15
Máquina Voador Inverso ou Elevações com cabos Curvado: FST- 7 x 12-15

PANTURRILHAS
Gêmeos em Pé: 4 x 10-12
Gêmeos Sentado: 4 x 15-20
Gêmeos no Leg Press: FST-7 x 10-12


26 horas antes das finais Mr. Olymia 2009.
26 horas antes das finais Mr. Olymia 2009.


É importante frisar que estamos falando de um método que foi aplicado a Bodybuilders de nível profissional, onde suas vidas são inteiramente voltadas para o esporte. Apesar de ser uma proposta interessante na perspectiva de aumentar a massa muscular, é sempre importante frisar que as orientações partam de um profissional de Educação Física devidamente habilitado.

Mr .Olympia 2011


 Por Célio Ramos e Marx Dornelas

 No mês de setembro, na cidade de Las Vegas, Nevada – USA.  Houve a mais importante e maior competição de Bodybuilding do mundo. Uma das edições mais significativas,  com a presença de grandes nomes do boybulding internacional, Jay Cutler, Phil Heat, Kay Greene, Dennis Wolf e Ivan Centopani. Neste ano o grande Jay Cutler, foi desbancado pelo maior ainda Phil Heat, que neste ano estava com um físico impecável, com uma maior massa muscular e definição do que o seu amigo e rival Jay Cutler. E por isso, o Professor Célio Ramos, juntamente com o apoio da Integralmedica, teve o prazer de assistir o evento e trazer algumas novidades que estão rolando por la.

Suzana Rio, Charles Glasse e Célio Ramos.



  
 Célio Ramos e Dexter Jackson.



Célio Ramos e Larissa Reis.




 Boa Leitura e Bom Treino!



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Boas Vindas.


O Professor Célio Ramos, integrante da equipe técnica da Integralmédica. Vem por meio deste blog “desvendar” e mostrar o universo bodybulding, seus aspectos de treinamento, nutricionais e psicológicos, e mais do que isso mostrar o seu conhecimento adquirido ao longo dos anos, para tratar tais assuntos com o maximo de rigor que estes devem ser tratados.  “Todo bodybuilder competitivo sabe que não existe mágica. Treinar, fazer dieta e saber reconhecer as vantagens e desvantagens da sua genética, são o caminho para conseguir o físico tão sonhado. O resto é MENTIRA, ENGANAÇÃO ou pura CONFUSÃO”.(Livro, Bodybulding Superação Física e Psicológica. Ramos, 2009).

Boa Leitura e Bom Treino!