segunda-feira, 7 de maio de 2012

LEG PRESS 45°: CAUSA LESÃO, MITO OU VERDADE?



Por Paulo César* e Célio Ramos

 Notadamente, algumas informações surgem de comentários vazios ou de má interpretação, diante em nosso cotidiano vivemos da brincadeira do telefone “sem fio”, que parece para muitos não terem aprendido ou até mesmo estar sempre focado na vida alheia e esquece-se de focalizar ou rebuscar sobre dúvidas ou até mesmo falta de conhecimento sobre determinado assunto.
Apesar de alguns companheiros já ter derrubado tal preposição, temos recebido ainda e-mails e contatos via rede social sobre a temática a ser abordada. Daí partimos para o nosso texto na possibilidade de melhorar a interpretação e desmistificar tais preceitos... Descreveremos sobre a execução do exercício LEG PRESS 45ª, CAUSA LESÃO, MITO OU VERDADE?? Observem a ilustração!


Execução: Entendendo...
  Pode ser realizado em diferentes velocidades, considerando quatro fatores fundamentais de adequação:
- Objetivos (hipertrofia e emagrecimento)
- Tipo de estímulo (tensional e metabólico)
- Amplitude do movimento
- Treinamento isocinéticos e convencionais
  A velocidade tem uma relação direta com as alterações metabólicas promovidas pelo treinamento de força, de modo que, quanto maior as velocidades dos movimentos, maiores serão os trabalhos realizados, o gasto energético e o acúmulo de metabólitos. De acordo com Hunter (2003), Lachance & Hortobagyi (1994).


Movimento: Aprendendo...
 Pode ser realizado em diferentes ângulos 45°, 50°, 60º, 75°, 90° e/ou até mesmo com amplitude total do movimento, como também a variação de executar com os pés altos e baixos, ou seja, com o objetivo de diferenciar a intensidade do trabalho do glúteo máximo, dos isquiotibiais e do quadríceps, mais dependendo do nível do condicionamento em que o individuo se encontra, ou seja, iniciante, intermediário e avançado, de acordo com Escamilla e Cols, (2001).
Músculo: Esforço...
 Durante o movimento no leg press 45°, os músculos que sofrem maior incidência em relação à irritação, são eles: Quadríceps (vasto medial, vasto intermédio, vasto lateral e o reto da coxa), Glúteo máximo e o bíceps da coxa (cabeça curta), de acordo com Frédéric Delavier, (2010).
Exercício: Biomecânica...
 O aparelho leg press 45°, é um exercício de cadeia cinética fechada e também faz uso de um braço de alavanca munido de pesos, esses aparelhos oferecem uma resistência progressiva, onde na face concêntrica do movimento, se observa um acréscimo progressivo de resistência e uma redução na fase excêntrica, de acordo com Maurício de Arruda Campos, (2000).
Esta forma de resistência é encontrada nas estações do supino, leg-press e desenvolvimento, para ao final da fase concêntrica, próximo a posição de apoio articular, obtermos um aumento de resistência, diminuindo assim, a perda da tensão a nível muscular. Com a diminuição do braço de alavanca ao final da fase concêntrica, se obtém um aumento da capacidade relativa de peso sem aumento absoluto do mesmo.

MITO OU VERDADE?
 Na verdade, a resposta depende muito de que forma o individuo esta realizando o movimento e/ou executando, e se o mesmo apresenta alguma restrição medica, ou seja, inserir o leg press 45° em um treinamento pode ser uma opção de risco ou solução, dependendo de alguns fatores: estrutura física que a academia dispõem; o estado e a manutenção dos equipamentos. Assim, Partimos de apresentarmos alguns estudos de caso que traremos como abordagens de entendimento e uma opção na aplicação do exercício:
Rosana Ferreira (Miss Bumbum 2011) foto: Extraída do site http://boaforma.uol.com.br/album/1112_missbumbum_album.htm

Quanto à articulação do joelho, vantagem ou desvantagem?
Vantagem: a ação simultânea do quadríceps e dos ísquiotibiais  que ocorre nesse exercício minimiza o deslocamento tibial anterior provocado pela contração isolada do quadríceps, fato que o caracteriza como um exercício funcional, de acordo com Escamilla e Cols (1998).
Desvantagem: esse exercício provoca um aumento na compressão da articulação do joelho (Escamilla e Cols., 2001) devido à incidência da força de reação provocada pelo equipamento. Essa força vai aumentando o seu componente compressivo sobre as articulações tibiofemurais medial e lateral à medida que o joelho é estendido. Por outro lado, à medida que o joelho é flexionado, a compressão aumenta na articulação patelofemural,  de acordo com Nordin e Frankel, (1989).
Dica: com isso, esse exercício é indicado para pessoas que apresentam alterações no ligamento cruzado anterior.

ESTUDOS DE CASOS:
CASO 1: Deslocamento de patela
Nesse caso o professor responsável, pode passar o aparelho leg press 45°, mais realizando o movimento com amplitudes reduzidas e cargas moderadas, de acordo com Nordin e Frankel, (1989).
CASO 2: Hérnia na região lombar
Nesse caso o professor responsável, pode passar o aparelho leg press 45°, mais realizando o movimento com amplitudes reduzidas, cargas moderadas, e um auxilio (almofada e/ou colchonete) no encosto do apoio do aparelho, para melhor acomodação da região lombar, de acordo com Escamilla, (2001).
CASO 3: Desgaste no mínisculo
Nesse caso o professor responsável, pode passar o aparelho leg press 45°, mais realizando o movimento com velocidade lenta, cargas baixas e amplitudes reduzidas, de acordo com Escamilla e Cols, (2001).
CASO 4: Dores no tornozelo (Inflamação)
Nesse caso o professor responsável, deve de orientar ao aluno para que não pegue uma carga que venha a prejudicá-lo futuramente no leg press 45° e fazer o movimento com amplitude reduzida, afim de não sentir dores posteriormente, de acordo com Nordin e Frankel, (1989).
Atleta Flex Lewis (Atleta Profissional).


PROPOSTA DE TREINO:
TREINAMENTO PARA INICIANTE :
Sexo: Masculino / Idade: 20-25 Anos
Restrições: Sem Restrições/ Objetivo: Emagrecer
DISTRIBUIÇÃO DA ROTINA SEMANAL: MÉTODO ALTERNADO POR SEGMENTO

SEMANA
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB
DOM
A
B
A
B
A
DESC.
DESC.
B
A
B
A
B
DESC.
DESC.
A
B
A
B
A
DESC.
DESC.
B
A
B
A
B
DESC.
DESC.
Divisão “A”
SÉRIE/ REPTIÇÕES
INTERVALO
CARGA
Press Horizontal
2-3X15-20
1 minuto
A DEFINIR
Supino Sentado
3X15-20
1 minuto
A DEFINIR
Press 45°
2-3X15-20
1 minuto
A DEFINIR
Elevação Lateral
3X15-20
1 minuto
A DEFINIR
Cadeira .Adutora
2-3X15-20
1 minuto
A DEFINIR
Tríceps Pulley
3x15-20
1 minuto
A DEFINIR
Abd. Sup. Solo
3x15-20
1 minuto
A DEFINIR
Divisão “B”
SÉRIE/ REPTIÇÕES
INTERVALO
CARGA
Flexora Sentada
2-3X15-20
1 minuto
A DEFINIR
Puxada Frente Aberta
3X15-20
1 minuto
A DEFINIR
Flexora Deitada
2-3X15-20
1 minuto
A DEFINIR
Rosca Direta Polia
3X15-20
1 minuto
A DEFINIR
Cad.Abdutora
2-3X15-20
1 minuto
A DEFINIR
Panturrilha no Press 45°
3x15-20
1 minuto
A DEFINIR
Ext. Lombar 45°
3x15-20
1 minuto
A DEFINIR


Aeróbicos:  Seg/Qua/Sex 20’ a 30’ de Esteira Pré-Treino ( vel.: 6,0-9.0km)





CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Portanto vemos que através dessa pesquisa sobre o leg press 45° baseada em livros, artigos e site, que o exercício pode ser aplicado através dos seus professores em públicos diferentes (alunos) iniciantes, intermediários e avançados, ou seja, pode ser adaptado em formas diferentes de executar o exercício com a segurança de que não acarretará  em transtornos biológicos e funcionais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ø      Guia dos movimentos de musculação- Frédéric Delavier
Ø      Bittencourt, N. - Musculação: Uma abordagem metodológica. Sprint, Rio de Janeiro, 1986.
Ø      Rodrigues C.E.C. - Musculação feminina. Sprint, Rio de Janeiro, 1992.
Ø      Aaberg, E. Bio-Mechanically Correct Dallas:Realistic, 1996.
Ø      Tubino, MJ.G. - Metodologia científica de treinamento desportivo. Ibrasa, São Paulo, 1979.
Ø      Fleck, S. & Kraemer, J. Designing Resistance Training Programs. 2.ed. Champaign: Human Kinetics, 1997.
Ø      Cláudia Silveira Lima e Ronei Silveira Pinto, 2006.
Ø      Carlos Sandro Carpenter, 2005.
Ø      LIVROS:
 1- Guia dos movimentos de musculação- Frédéric Delavier, 2010.
 2- Musculação métodos e sistemas, 2001.
 3- Biomecânica da musculação, 2000.
 4- Bases científicas do treinamento de hipertrofia- Paulo Gentil, 2005.
5-Cinesiologia & Musculação- Cláudia Silveira Lima e Ronei Silveira Pinto, 2006.
6-Biomecânica- Carlos Sandro Carpenter, 2005.
Ø      SITE:
WWW.SAUDEEMMOVIMENTO.COM

(*): Paulo César Gregório De Andrade
Estagiário de Musculação Academia Vip Fitness
Graduando da Faculdade Boa Viagem - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário